Warning: Declaration of WPDI_Plugin_Installer_Skin::feedback($string) should be compatible with WP_Upgrader_Skin::feedback($string, ...$args) in /home/storage/7/d7/c4/autohamamura1/public_html/wp-content/plugins/classic-editor-addon/vendor/afragen/wp-dependency-installer/wp-dependency-installer.php on line 526
PLACA DO MERCOSUL: TUDO O QUE VOCÊ PRECISA SABER SOBRE A TRANSIÇÃO - Auto Hamamura

PLACA DO MERCOSUL: TUDO O QUE VOCÊ PRECISA SABER SOBRE A TRANSIÇÃO

By 25 de agosto de 2020Dicas

Você provavelmente está cheio de dúvidas quanto ao assunto placas de carro no padrão Mercosul. E não é para menos. Desde que a mudança foi anunciada as polêmicas se acumulam. Os prazos sofreram tantas atualizações que o grande questionamento que fica é: afinal, o que fazer?

Para ajudar você, vamos explicar a seguir os principais pontos da transição, o que muda e para quem muda e quais são as novas previsões com relação aos prazos.

Vamos lá?

DEVO TROCAR MINHA PLACA PARA O PADRÃO MERCOSUL?

Até o momento a mudança não é obrigatória. Porém, existem alguns casos nos quais já é necessário utilizar a nova placa. São eles:
  • CARRO NOVOS;

  • VEÍCULOS QUE PASSARAM POR TRANSFERÊNCIA ENTRE PROPRIETÁRIOS;

  • VEÍCULOS QUE TROCARAM DE CATEGORIA;

  • VEÍCULOS CUJA PLACA ATUAL ESTEJA ILEGÍVEL, DANIFICADA OU NÃO TENHA SIDO APROVADA EM VISTORIA.

Também é possível solicitar a mudança da placa de forma voluntária, caso você não se encaixe nesses grupos e queira entrar no padrão Mercosul.

QUAL O PRAZO PARA A MUDANÇA DAS PLACAS?

A ideia do Brasil integrar o sistema de placas do Mercosul foi anunciada pela primeira vez em 2014. Sim, desde lá o processo tem sido atravessado por disputas judiciais, falta de integração entre os órgãos responsáveis e burocracias no geral.

COMO É O PADRÃO MERCOSUL?

A nova placa possui quatro letras e três números, ao contrário de como é atualmente. A cor de fundo passa a ser branca e as fontes terão cores diferentes conforme o tipo do veículo: preta para veículos de passeio, vermelha para veículos comerciais, azul para carros oficiais, verde para veículos em teste, dourado para automóveis diplomáticos e prateado para os de colecionadores.

A placa tem as mesmas dimensões da atual, apresentando 40 cm de largura e 13 cm de altura. Além disso, o Departamento Nacional de Trânsito (Denatran) permitiu que elas tenham redução de até 15% no tamanho caso a placa não caiba no receptáculo do veículo, desde que sigam preservados o QR Code e a bandeira do Brasil.

Com a alteração, mais de 450 milhões de combinações serão possíveis. Isso porque as letras e números podem ser “embaralhados”. Por exemplo, inicialmente, os carros terão a sequência LLL NLNN e as motos serão LLL NN LN. (L = letra e N= a número).

AS POLÊMICAS

Uma das polêmicas do projeto é que, ao trocar de município, é preciso mudar de forma integral a placa. Até então só era necessário mudar a tarjeta de inscrição do Estado e cidade.

Outro ponto é com relação aos carros já emplacados. Como haverá mudança na sequência das letras e números, isso afetará da seguinte forma: o segundo número da esquerda para a direita será substituído por uma letra. Por exemplo, uma placa HUL 1945 passará a ser HUL 1J45.

Para definir como funcionará isso foi elaborada a seguinte tabela:

Como é:

Como ficará:

0 A
1 B
2 C
3 D
4 E
5 F
6 G
7 H
8 I
9 J

 


Deprecated: Directive 'track_errors' is deprecated in Unknown on line 0