O que você não sabia ainda sobre o prazo da troca de óleo!

11 de setembro de 2019Dicas

Realizar a troca de óleo do carro é um dos passos mais básicos e essenciais para que ele alcance uma vida útil mais durável. Além de lubrificar as peças do motor, o óleo auxilia na limpeza e na manutenção da temperatura interna, além de gerar outros benefícios.

A importância de realizar essa troca de óleo no prazo ideal está em manter o carro funcionando de forma adequada mesmo que possua uma alta exigência devido ao excesso de uso, por exemplo.

Como funciona o óleo no motor do carro

Cada veículo possui algumas características específicas, como alguma reentrância em alguma peça chave, que consiga reter mais óleo e permita formar uma película lubrificante, mas de forma geral o óleo no motor de qualquer veículo vai atuar nas seguintes funções:

  • Lubrificar: quando o motor começa a funcionar, algumas peças, sejam elas móveis ou fixas, entram em contato e geram uma fricção. O óleo vai agir como um lubrificante e auxiliar para que o atrito entre elas não gere um desgaste excessivo das peças.
  • Refrigerar: enquanto lubrifica, o óleo consegue reter o calor que é gerado pelo atrito entre as peças e como está em movimento dentro do motor consegue distribuir esse calor de forma que a temperatura fique o mais estável possível.
  • Remover sujeiras: enquanto ele se movimenta, o óleo carrega consigo as sujeiras geradas pela combustão. Quando filtradas no filtro do óleo, o mesmo volta a circular dentro do motor e consegue realizar as suas outras funções.

O que pode acontecer se eu não trocar o óleo?

No caso mais grave você terá que recondicionar todo o motor por um alto custo, o que pode não sair por menos de R$ 2000,00 dependendo do modelo do seu veículo.

É um processo com consequências terríveis: caso a troca de óleo não seja feita no prazo correto, nem dos componentes diretamente ligados a ele, como o filtro de óleo, além da soma de “pequenos deslizes” como utilizar óleos misturados de procedência duvidosaesperar o carro emitir um alerta de que algo está errado com o nível do óleo e não fazer as checagens do nível do óleo no tempo certo, o motor corre um sério risco de ser totalmente danificado.

O carro mostra alguns sintomas quando o nível do óleo não está correto, como a produção de um barulho alto e rouco, devido à falta de lubrificação ou produção de uma fumaça preta revelando a queima dos componentes do motor. O que nos leva a outra dor de cabeça…

Código de Trânsito Brasileiro (CTB) prevê no Artigo 231 que transitar com o veículo derramando, lançando ou arrastando sobre a via, combustível ou lubrificante que esteja utilizando, gera uma infração gravíssima em que o automóvel pode ser levado para retenção até que seja regularizado.

Outros artigos, como o 179 e o 181, também preveem a remoção do veículo e infração grave caso o carro apresente mau funcionamento devido a problemas gerados pela má manutenção da troca de óleo.

Portanto, não espere esses sintomas aparecerem! Realizar ações preventivas custa mais barato que tomar as medidas necessárias depois que o problema já está instalado.

Afinal, qual o prazo de troca de óleo do meu carro?

O correto é que você se mantenha atento ao Manual que o seu carro possui. Ninguém melhor que a empresa que fabricou seu carro para dizer quando será necessário realizar essa troca de óleo.

Normalmente, ela ocorre entre os 5.000 Km e 10.000 Km ou pelo tempo de uso, que são 6 meses, isso se o carro estiver em perfeitas condições.

Existem casos em que o bom senso que informa ao motorista quando realizar essa troca de óleo, no caso de carros que são usados em excesso, utilizados em situações extremas como rodar em vias muito poeirentas ou alagadiças.

Também estão incluídos nesses casos aqueles carros que passam muito tempo parados em engarrafamentos por exemplo, já que o motor do carro trabalha mesmo com o carro parado, ou seja, o óleo acaba sofrendo desgaste mesmo sem estar em funcionamento.

Agora, se você deseja realizar essa troca de óleo e precisa de um serviço de confiança, conte com a Auto Hamamura!  Aqui você encontra uma equipe técnica que presta os serviços da melhor qualidade: geometria, balanceamento, freios, troca de óleo, pneus, rodas, acessórios… confira a lista de serviços aqui. Agende seu horário pelo link aqui!

Forte abraço, Equipe Auto Hamamura ao seu dispor!