Pneu tem ou não tem prazo de validade? Descubra!

By 10 de junho de 2020Dicas

Como qualquer produto manufaturado, o pneu tem uma vida útil. Com o tempo e a ação dos agentes climáticos (pressão, temperatura, umidade etc) seus componentes gradualmente perdem suas características mecânicas e físico-químicas originais. Entretanto, também como no caso de qualquer outro produto manufaturado, é praticamente impossível precisar sua data máxima de validade.

Por isso, as fabricantes reputam ser uma boa prática levar o pneu para a análise de um técnico especializado após cinco anos da data de sua produção e pelo menos uma vez por ano depois disso, além de evitar o uso do pneu após dez anos de sua fabricação.

Quanto tempo dura um pneu?
Não há como dizer com exatidão quanto tempo dura um pneu. A vida útil e a quilometragem de um pneu dependem de uma combinação de fatores: escultura, hábitos do motorista, clima, condições das vias e cuidados com os pneus.

Três dicas importantes
1. Tenha em mente o período de cinco anos
A partir de cinco anos de uso, os pneus devem passar por uma inspeção profissional minuciosa ao menos uma vez por ano.

2. O prazo máximo é dez anos
Se não houve reposição dos pneus dez anos após a data de fabricação, as fabricantes recomendam a troca por pneus novos como precaução, mesmo que pareçam estar em condições de uso e o indicador de desgaste da banda de rodagem não tenha sido atingido. Isso também se aplica aos estepes.

3. Manutenção adequada aumenta a vida útil do pneu
A devida atenção à calibragem dos pneus, desgaste da banda de rodagem, alinhamento, etc., pode prolongar sua vida útil.

Como saber quando meu pneu foi fabricado?
Data de fabricação e outras informações importantes sobre o pneu constam no chamado DOT. Composto por uma série de números e letras, com treze dígitos, ele é a “carteira de identidade do pneu”.

A fabricação do pneu consta no terceiro grupo de números do DOT, composto por quatro algarismos. Os dois primeiros informam a semana e os dois últimos o ano em que o pneu foi produzido.

Tamanho do pneu

O pneu também traz impressas outras informações importantes que o motorista deve observar na hora de trocá-los ao fim de sua vida útil. A primeira é a dimensão: os dados 185/55R16, por exemplo, significam, em ordem, a largura em milímetros, a altura em porcentagem e o diâmetro da roda em polegadas.

Capacidade de carga do pneu
Na sequência, está a descrição de serviço do pneu: 83V, indicando o índice de carga e o símbolo de velocidade. Na tabela de equivalência, esse conjunto de dados indica que ele é capaz de suportar até 487 kg a uma velocidade de 240 km/h.

Tipo do pneu
Estão ainda inseridas as indicações do tipo de construção do pneu: radial, tubeless (sem câmara) ou tube type (com câmara de ar).

Até o estepe

Pneus feitos há mais de uma década podem até aparentar estar em bom estado e com pouco desgaste, mas sua estrutura já está comprometida. A regra vale até para os estepes.

Embora nunca tenham rodado na estrada, eles foram submetidos à ação do tempo e da temperatura, os quais podem alterar suas características.

Além disso, se os fabricantes de pneus estabelecessem um prazo de validade definido, isso poderia dar ao usuário uma falsa sensação de segurança ao usar pneus que ainda não tenham atingido esse prazo.