Importância da Higienização do Ar Condicionado Automotivo

By 22 de outubro de 2019Dicas

Vivemos em um país de temperaturas extremas e distintas.

Muitas vezes, ficar no trânsito sem o auxílio de um ar condicionado não é nada fácil. Porém, ao usá-lo, você deve tomar alguns cuidados. Já pensou em fazer a limpeza do ar?

Mau Cheiro

Esse é um dos principais sinais que apontam para a necessidade de limpeza do ar-condicionado automotivo. O odor é causado pelo acúmulo de ácaros, bactérias e fungos nos filtros de ar do sistema de refrigeração. Sem a higienização, eles se desenvolvem, criando verdadeiras colônias e espalhando um cheiro desagradável por todo o interior do carro.

Problemas Respiratórios

Esses microrganismos que ficam presos ao filtro de ar também são responsáveis por diversos problemas respiratórios — como rinite, asma e alergias. Por isso, fazer uso do ar-condicionado automotivo sem a devida higienização representa um grande risco à saúde, principalmente das crianças. Se você começa a espirrar ou a tossir quando liga o ar, significa que está na hora de fazer uma boa limpeza.

Dificuldade de Ventilação

Uma maior dificuldade na ventilação também pode ser sinal de necessidade de limpeza, já que o filtro de ar sujo pode impedir parte da passagem do ar, comprometendo a eficiência do ar-condicionado automotivo. Assim, para atingir a temperatura desejada, o sistema precisa ficar ligado por mais tempo e em uma potência maior, consumindo mais bateria e combustível. Um ar-condicionado automotivo em más condições de limpeza pode afetar a performance de todo o veículo.