Como fazer a limpeza do seu ar condicionado?

By 16 de setembro de 2019Dicas

Assim como os demais componentes do veículo, o ar condicionado necessita de manutenção constante. A durabilidade do equipamento, o funcionamento do carro e a saúde do condutor e dos passageiros dependem diretamente dos cuidados com esse equipamento. Por isso, a limpeza de ar condicionado automotivo é fundamental!

Nada melhor do que dirigir um veículo com ar condicionado ligado, não é mesmo? Além do conforto térmico, trafegar com os vidros fechados aumenta a segurança dos ocupantes do veículo e diminui a inalação de poluentes. Mas, para desfrutar destes e de outros benefícios é necessário fazer a manutenção e higienização correta do ar condicionado automotivo.

Por que a limpeza do ar condicionado automotivo é importante?

É uma questão de saúde manter o sistema de climatização em perfeitas condições. Os proprietários de “carros de garagem” e motoristas que utilizam pouco o recurso também não devem esquecer de fazer a limpeza do ar condicionado automotivo. Com o passar do tempo, o acúmulo de poluição e sujeira no aparelho pode causar doenças respiratórias e crises alérgicas. Veja por que a manutenção e higienização é importante:

elimina fungos, ácaros e bactérias;
aumenta a vida útil das peças do ar condicionado;
reduz a corrosão e possíveis entupimentos;
previne vazamentos;
diminui o gasto de combustível (arrasto do veículo e sobrecargas do compressor);
garante o alcance da temperatura, umidade e ventilação desejada.

Quando realizar a manutenção do ar condicionado?

A manutenção e a limpeza de ar condicionado automotivo devem ser realizadas de acordo com as especificações do manual do fabricante. Geralmente, o indicado é a cada 30 mil km ou 6 meses.

Entretanto, em alguns casos, pode ser que manutenção seja necessária antes desse período. Sempre que for verificado mau cheiro, queda no rendimento de resfriamento, dificuldade de circulação de ar e/ou desconfortos respiratórios, o sistema deverá ser revisto.

Na hora da higienização e/ou manutenção, algumas peças devem ser verificadas. Quando há queda de rendimento, por exemplo, é aconselhável averiguar o funcionamento do compressor, do evaporador, nível de pressão e presença de vazamentos nas tubulações.

Já o filtro (filtro de cabine) deverá ser substituído quando necessário. Vale lembrar que a higienização do ar condicionado automotivo realizada adequadamente limpará todo o sistema, ou seja, passará pela maioria das peças responsáveis pela climatização.

Não se esqueça que o bom funcionamento do ar condicionado do carro depende da utilização correta. Não exceda o limite de tempo de circulação de ar. Esporadicamente, ligue o ar quente para secar os dutos e não deixe o acessório inativo por muito tempo. Além disso, o ar deve ser ligado com o motor em baixas rotações e após a partida do veículo.

Prontinho! Agora conte com a Auto Hamamura para  realizar a limpeza do seu ar condicionado agende já seu serviço aqui. Siga nossas redes sociais e fique por dentro de outros conteúdos?