7 dicas para conservar seu carro e mantê-lo sempre novo.

By 16 de junho de 2020Dicas

Você sabia que certos cuidados podem elevar a vida útil do seu veículo? Existem algumas manutenções simples, mas necessárias, que devemos realizar no dia a dia para evitar dores de cabeça e idas ao mecânico. Portanto, vamos conferir a seguir as sete dicas para conservar seu carro e mantê-lo sempre novo!

Não deixe o carro parado por muito tempo

Uma das indicações que envolvem a conservação do automóvel é não deixá-lo parado por um longo período. Mesmo se você não pretende usar seu carro, uma ótima dica é ligá-lo por um minuto. Caso não seja possível, a alternativa é encher o tanque e desligar os cabos de bateria. Isso também costuma dar conta do recado.

Fique atento ao limite de giros

Alguns automóveis têm conta de giros que, em sua grande parte, são em linha com faixa vermelha. A faixa é denominada de limite de corte. O sistema do veículo corta o giro para não quebrar por questões de segurança. E é aí que mora o perigo, já que alcançar esse nível pode causar um dano como, por exemplo, a falha de uma biela.

Confira a vida útil do óleo

O prazo do óleo é uma das dicas para conservar seu carro e mantê-lo sempre novo. Se ultrapassar o limite de quilometragem ou ainda exceder a vida útil indicada pelo fabricante, o óleo pode perder a capacidade de lubrificação. O resultado? Com o tempo ocorre um desgaste superior que reduz a eficácia do carro.

Troque os filtros de óleo, ar e combustível

É muito importante ressaltar que, quando acontece um desgaste destes itens, eles ficam sem sua função básica, a de filtrar. Dessa maneira, as impurezas podem alcançar o motor, afetando o funcionamento.

Lembrando que no filtro de ar qualquer resíduo pode riscar as paredes do cilindro e causar perda de compressão. E isso leva a vários outros danos que podem trazer transtornos para o proprietário do carro. Portanto, fique ligado ao funcionamento destas peças.

Atente-se para a manutenção do motor

Preste atenção a cada 30 mil quilômetros rodados. É necessário fazer uma manutenção da regulagem do motor do veículo. Verifique o estado atual de peças como as velas, filtros e os bicos injetores. Se você não tiver experiência no assunto, leve o automóvel a um mecânico de confiança para que ele possa conferir se está tudo certo.

Tenha cuidado com os freios

Os freios são muito mais que apenas pastilhas, pois envolvem a segurança do condutor e de todos os seus passageiros. Por isso, é essencial ter o máximo de cuidado com a peça. Não acelere muito ou faça paradas bruscas. Também é bom evitar descer em ponto morto.

Faça uma pintura nova

Se seu carro está com um grande desgaste, talvez a melhor opção seja investir em uma nova pintura. Dessa forma o automóvel fica com uma melhor aparência e ainda protege a máquina contra o risco de uma corrosão.

Manter o veículo conservado não é nada difícil. Com as nossas sugestões essa tarefa vai ficar muito mais fácil e você vai aumentar a vida útil de sua máquina.

Gostou das dicas para conservar seu carro sempre novo? Então compartilhe o artigo em suas redes sociais! Assim seus amigos também terão a oportunidade de conferir recomendações para a conservação do automóvel!