8 cuidados essenciais com os freios.

23 de abril de 2020Dicas

A obrigatoriedade do ABS ainda não acabou com a presença de outros tipos de freios nos veículos que circulam pelas ruas brasileiras. E todos eles precisam de manutenção para garantir seu bom funcionamento.

Ainda é grande o número de veículos sem freios ABS em circulação por todo o país. Isso acontece porque a obrigatoriedade do sistema é recente.

É de 2011 a resolução do CONTRAN que determinou que os veículos fabricados a partir de 2014 devem possuir o sistema de freios ABS. A determinação vale para todos os veículos, inclusive os importados.

Motos com menos de 300 cc podem ser equipadas com freios ABS ou CBS, que distribui a frenagem proporcionalmente nas duas rodas. Para motos com mais de 300 cc é obrigatório o ABS.

Obviamente, a maioria dos veículos fabricados antes de 2014 ainda não contam com este tipo de freio. Eles ainda contam com freios a tambor e freios a disco.

Como utilizar corretamente os freios de seu carro

Qualquer que seja o tipo, para que os freios dos veículos apresentem bom funcionamento é preciso tomar os seguintes cuidados:

  1. Freie suavemente. Isso evita desgaste precoce e empenamento;
  2. Não freie nas curvas. O ideal para não perder o controle do veículo é reduzir a velocidade antes de entrar na curva.
  3. Use freio motor. O uso do freio motor em declives evita superaquecimento e ajuda a economizar combustível.
  4. Não use o freio com o motor desligado. Com o motor desligado, a câmara de vácuo não funciona.
  5. Fique atento aos desgastes. Sinais sonoros (barulho estridente) e visuais (indicações no painel) podem auxiliar o condutor a detectar desgastes das pastilhas.
  6. Verifique os fluidos de freio. Esse componente é essencial para o funcionamento do sistema e deve ser substituído conforme orientação do manual do veículo.
  7. Faça a manutenção. Respeite os prazos, observando o tempo médio de duração dos componentes para realizar substituições.
  8. Procure a Auto Hamamura. Só a manutenção profissional e a utilização de peças de qualidade podem garantir sua segurança ao trafegar.

Freio ABS

O freio ABS (Anti-lock Braking System) é a mais avançada tecnologia de travamento de rodas utilizada comercialmente. Ela evita o bloqueio das rodas se o pedal for acionado com força.

O sistema foi projetado para evitar derrapagens. Para isso, conta com válvulas, sensores de velocidade e bomba.

É tudo integrado a uma unidade de controle, que modula a rotação das rodas individualmente. Assim, a frenagem é feita de forma automática, controlada e harmonizada.

O sistema eletrônico passou a ser obrigatório devido à alta frequência de acidentes causados por derrapagens e perda de aderência ao solo.

Freio a disco

De funcionamento similar ao freio a tambor, o freio a disco se diferencia, como o próprio nome diz, pela presença de um disco no sistema.

A peça tem o objetivo de aumentar a eficiência nas frenagens por meio da transformação da energia cinética (movimento do carro) em calor (esquentando o disco através do atrito).

Freio a tambor

o Freio a tambor é caracterizado por um sistema hidráulico de funcionamento. Bastante antigo, ele é acionado através de um fluido, transmitido do pedal às rodas.

A parada ou redução de velocidade é controlada pela pressão exercida pelo condutor no pedal.

O nome vem do fato de que um tambor de ferro é utilizado no sistema.

Evite riscos à sua segurança

Agora você já sabe tudo o que precisa sobre freios. Também sabe que o freio ABS é o mais seguro, mas tanto o freio a disco quanto o freio a tambor também são seguros se submetidos a uma correta manutenção.

Falhas no sistema de freios estão entre as maiores causas de acidentes, e também são responsáveis pelos acidentes mais graves devido à velocidade de impacto.

Mas não precisa ter medo! Conte sempre com os serviços da Auto Hamamura para fazer suas revisões frequentes, providenciar a manutenção quando necessário e seguir as dicas apresentadas neste artigo para aumentar a vida útil e diminuir as chances de falhas em seu sistema de freios.

E para mais dicas continue acessando nosso blog! Que tal começar por aqui?